Cofinanciamento
Designação do Projeto | Ampliação / Diversificação da da oferta do Hotel Real Abadia- Villas dos Coutos de Alcobaça
Código do projeto | CENTRO-02-0853-FEDER-180504
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos Inovação Empresarial (Produtiva)
Região de Intervenção | Centro
Entidade Beneficiária | Real Abadia- Hotel Rural, Lda.
Data da Aprovação | 14/06/2022
Data de inicio | 01/04/2022
Data de conclusão | 30/06/2023
Custo elegível | 216.558,12€
Apoio Financeiro da União Europeia | 59.553,48€
Objetivos e atividades associados ao investimento:
O Real Abadia Congress & Spa Hotel oferece atualmente 32 quartos, dos quais:
· 26 quartos standard em que 8 são comunicantes;
· 2 suites júnior que oferecem as condições necessárias para hóspedes com mobilidade reduzida;
· 4 suites temáticas: D. Pedro e D.ª Inês; Romeu e Julieta; Adão e Eva e ainda D. Quixote e Dulcineia.
Trata-se de um hotel de 4 estrelas que tem por isso associado um conjunto de serviços associados a essa categoria.
Tendo sido identificada a dimensão como um ponto fraco e tendo em conta a procura crescente por unidades de alojamento do tipo mais independentes, seja por parte de famílias seja como resultado da vontade em evitar áreas comuns devido à pandemia, equacionou-se o aumento da capacidade por forma a dar dimensão crítica ao negócio e, ao mesmo tempo, ir de encontro às novas necessidades dos clientes.
Dispondo de um espaço adequado para esse efeito, as villas afigurou-se como uma opção ideal que respondia a ambas as situações identificadas.
Tal como o fez anteriormente, o Real Abadia Congress & SPA Hotel alinha esta nova oferta com as histórias e tradições do concelho, criando villas temáticas, que envolvem e dão a conhecer as comunidades circundantes. A temática em torno das vilas é inspirada nos coutos de Alcobaça.
As 7 villas a construir irão receber o nome de vilas que pertenciam aos coutos de Alcobaça, nomeadamente: Cós, Aljubarrota, Turquel, São Martinho do Porto, Alfeizerão, Cela e Évora de Alcobaça. Ao edifício principal (atual) será atribuído o nome de vila de Alcobaça, dado que alberga um conjunto de temáticas (históricas, tradições e produtos) associados à zona de Alcobaça e foi construído invocando o Mosteiro de Alcobaça nos elementos arquitetónicos.
Tal como nos coutos, embora as villas tenham independência, estarão em dependência da vila principal (Edifício do Hotel / Mosteiro).
Para efetivar esta ligação com o edifício principal, é criado um acesso e adaptada a recepção e gabinetes de apoio na entrada do hotel, e que também consta do investimento descrito.
Inclui-se ainda uma nova sala polivalente, que se espera com cerca de 40 lugares, bem como a criação de balneários junto da piscina, necessidade esta que havia sido identificada e que com o aumento esperadode atividade, se torna mais evidente.