Turismo Acessível
Criado de raiz, os espaços físicos e os ambientes do hotel foram meticulosamente pensados para responder às necessidades individuais dos hóspedes garantindo ainda soluções adequadas a pessoas com mobilidade reduzida.
A aposta em tecnologias, equipamentos e estratégias que aumentam a autonomia dos nossos hóspedes bem como a melhoria no atendimento, por parte dos colaboradores do hotel, é uma preocupação constante do Real Abadia Congress & Spa Hotel.
Neste sentido, a gestão de topo realiza de forma regular formações que visam ampliar os conhecimentos de todos aqueles que estão em contacto direto com estes hóspedes.
Dentro desta visão, entendemos que o “Turismo Acessível” deve ser considerado como o conjunto de infra-estruturas, equipamentos e serviços que permitem a todas as pessoas, com ou sem limitações, o usufruto de estadias e de atividades sem barreiras particulares.
Infra-estruturas e Serviços
Acesso ao estabelecimento
Estacionamento temporário junto à zona de recepção para um acesso mais curto e rápido.
Dois lugares destinados a pessoas com mobilidade reduzida devidamente dimensionados e assinalados com o símbolo de acessibilidade.
Rampa, acompanhada por corrimão, ou escadas para aceder à porta de entrada.
Porta principal automática, abrindo sempre que uma pessoa se aproxima, funciona 24 horas por dia e está em frente à recepção.
Check-in
Duas zonas rebaixadas no balcão para check-in.
Nestas áreas é possível fazer uma rotação de 360º com uma cadeira de rodas.
Mobilidade no interior
· Nas áreas comuns é possível fazer uma rotação de 360º com uma cadeira de rodas.
· Existem pictogramas por todo o hotel que permitem orientar os hóspedes e perceber quais as instalações que têm em cada piso.
As zonas comuns, dispõe de instalações acessíveis com alarme.
Fraldário e de uma casa de banho dimensionada aos mais pequenos.
Elevador panorâmico, para aceder aos alojamentos, com capacidade de carga para 630 kg.
Em alternativa, existem escadas com corrimões. Os patamares de chegada dos elevadores, escadas ou rampas, permitem sempre a rotação livre de 360° da cadeira de rodas.
Tipologias de quartos
Quartos Standard (26 quartos dos quais 8 são comunicantes)
Definem-se pela decoração temática que valoriza a identidade e cultura local.
Apenas são indicados para pessoas com leves dificuldades motoras.
Suites júnior (2 suites juniores)
As áreas generosas equipadas com mobiliário amovível complementam-se com as ajudas técnicas disponibilizadas pelo hotel.
O hotel dispõe de uma suite júnior com pavimento flutuante e outra com alcatifa.
Camas articuladas
Roupeiros adaptados.
Casa de Banho
Dispõe de chuveiro “rollin-shower”, com banco rebatível amovível na parede, com barra de apoio. A altura da torneira de chuveiro (monocomando) é adequada. Na zona de banho está disponível, a uma altura confortável, os suportes para os produtos de higiene.
Suites Temáticas (4 suites)
Espaçosas, apresentando-se como uma boa alternativa às Suites Junior. Embora não disponham de camas articuladas, apresenta outras vantagens em relação aos quartos standard, nomeadamente no que diz respeito à área útil de circulação de pessoas com mobilidade reduzida que pode ser aumentada através da retirada de alguma mobiliário acessório.
Na banheira é possível colocar uma cadeira de apoio (rotativa) ou uma prancha de banho, possibilitando o seu uso por pessoas com dificuldades de equilíbrio e outras.
O chuveiro “rollin-shower” permite a entrada de uma cadeira de rodas sanitária ou a colocação de uma cadeira de banho. É possível colocar apoios amovíveis para duche.
Os lavabos permitem acesso lateral e dispõem de torneiras monocomando.
Restaurante
O acesso principal é feito a partir do hall, através de portas de vidro, ladeadas por elementos decorativos que permitem estabelecer os limites de entrada neste espaço.
O mobiliário de restaurante pode ser reposicionado de acordo com as necessidades e existem diversas tipologias de mesas (mesas redondas; mesas sem pé ao centro).
Zona SPA e Wellness
O espaço interior permite a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, os corredores são largos e dispõem de zonas onde é possível, para pessoas em cadeira de rodas, fazer rotações de 360º.
A piscina interior é acessível através de uma cadeira hidráulica. Tem capacidade para pessoas até 140 kg e também pode ser instalada na piscina exterior.
A zona de Spa tem instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.
Salas de Tratamento
Na zona wellness as marquesas de tratamento SPA são reguláveis em altura através de comandos elétricos e existe a possibilidade de adaptação dos nossos tratamentos e massagens às necessidades especiais dos hóspedes.
Biblioteca
O mobiliário pode ser removido ou reposicionado para criar corredores de circulação mais largos.
Auditórios
Podem receber vários tipos de eventos e disposições, com boa acessibilidade tanto para participantes como para palestrantes. A disposição das cadeiras faz-se de acordo com as necessidades o que permite o ajuste à conveniência dos participantes no evento.
O acesso é feito através de elevador ou escadas.
Piscina exterior e Jardim
O percurso até ao parque infantil e zona de plantas aromáticas e medicinais é feito por um caminho em pedra. É acessível mas recomenda-se que exista um acompanhante com a pessoa com mobilidade reduzida.
A piscina exterior é acessível através da cadeira hidráulica mas também de um corrimão colocado na piscina que desce à altura da água e acompanha o nível da água no comprimento da piscina.
Ajudas técnicas disponibilizadas pelo hotel
Neste momento, as ajudas técnicas disponíveis são:
· Cadeira de rodas;
· Cadeira de rodas de banho;
· Tábua de transferências;
· Kit para cão guia (cesto para dormir, comedouro e bebedouro);
· Andarilho;
· Alteador (10 cm);
· Canadiana/ Bengala;
· Kit de Acessibilidade (régua, lupa, telemóvel).
Recursos especiais
O hotel disponibiliza ainda vários recursos direcionados a necessidades específicas:
· Rebaixamento de ressaltos e barreiras arquitetónicas;
· Mobiliário ergonómico e com alturas adaptadas a cadeiras de rodas;
· Elevadores acessíveis;
· Zonas de descanso – bancos fixos e móveis;
· WC’s adaptados.
· Iluminação direcionada;
· Menus impressos em formato ampliado;
· Menus e itinerário turístico impresso a braille;
· Permissão de cão-guia (almofada, comedouro e bebedouro).
· Textos impressos em escrita fácil;
· Acolhimento de cão para surdos (almofada, comedouro e bebedouro);
· Textos com apoio pictográfico;
· Jogos e atividades de exploração.
· Textos adaptados – livros infantis;
· Jogos e atividades de exploração.
Serviços Complementares (mediante marcação prévia)
O hotel disponibiliza ainda vários recursos direcionados a necessidades específicas:
· Sessão de fisioterapia;
· Serviço de enfermagem;
· Possibilidade de excursões em carrinhas adaptadas;
· Serviço de transporte em viaturas adaptadas;
· Serviço de actividades de vida diária (AVD’s)